terça-feira, 1 de julho de 2008

Perguntas mais frequentes

1° Quero começar a praticar como posso começar?

Lendo, não tenha preguiça de ler, procure sempre estar pesquisando e se informando, cada vez mais sobre o Le Parkour, lendo notícias, artigos e pesquisando muito na net. Além do site Parkour No Brasil recomendo que visite o site www.leparkourbrasil.com.br do grupo Le Parkour Brasil, leia também os tópicos importantes das comunidades do orkut que são centenas.

2° Quero pular de lugares altos como nos Filmes, eu posso?

Le Parkour não é pular de lugar altos, os vídeos que a na internet, são vídeos de praticantes que já treinam a um bom tempo, com um preparo físico, mental e habilidade para fazer o que fazem, comece por baixo, com rolamentos. Trabalhe em obstáculos baixos, todos os bons praticantes, começaram dessa maneira, procure fazer bastantes exercícios físicos eles ajudarão no seu desempenho no Parkour.

3° O que devo fazer antes de começar a treinar?

Além de um aquecimento e dos alongamentos.
Saiba a se auto avaliar, não force seu corpo mais que o limite se achar que deve parar e descansar, pare. Se acordar sem disposição com um pouco de preguiça meio cansado, fique só nos alongamentos não arrisque nada não force nada, (são nessas horas que pode acontece as lesões), se acordar bem , tem certeza que da para pegar um pouco pesado, vai fundo, mais saiba seu limite.

4° Porque devemos ter certeza antes de fazer algo?

No Parkour não existe a frase “ACHO QUE DA” só se deve tentar algo, se estiver com a plena certeza que consegue, não queira se exibir para os amigos e se machucar feio, a responsabilidade será somente sua. Então não seja bobo, é preferível continuar treinando anos e anos, do que se lesionar feio e ter que parar de treinar a vida toda.

5° Posso fazer meu primeiro treino sozinho?

Sim Pode.
Mais é recomendado fazer o primeiro treino com um grupinho de pessoas que já praticam a alguns meses e já esta com uma noção básica como fazer rolamentos, landings, como não se machucar treinando, ou ter lesões futuras e que saibam como passar essas informações. Para poder praticar por conta própria com mais segurança.

6° Existe uma escola de Le Parkour?

Não existe escola de Parkour no Brasil, não tem ninguém qualificado o suficiente para cobrar por conhecimentos dados no Parkour, é uma tradição os veteranos mais experientes passar seus conhecimentos para os que estão começando a praticar, gratuitamente, a alguns praticantes experientes que cobram para dar pequenas aulas, por estarem usando o seu tempo para isso, ou pelo local que esta usando, mais ninguém cobra dizendo ser um professor e estar passando todo seu conhecimento.

7° Le Parkour é um esporte radical?

Parkour não é um “ESPORTE RADICAL” é bom lembrar se ele não é um “ESPORTE RADICAL” não tem “COMPETIÇÃO”, a única competição é de sua mente com seu corpo, vencer seus medos e sempre descobrir que é capas de evoluir cada vez mais. Infelizmente a mídia só conhece o Parkour como esporte. Mais devemos sempre lembrar que é uma ARTE.

8° Mortal faz parte do Le Parkour?

MORTAL NÃO É PARKOUR mais ninguém é contra a prática de mortais, é muito bonito muitos gostam, mais não misture mortal com Parkour. Mortal faz parte de outra arte que é conhecida como Free Runnig, todos nós podemos praticar mortal a hora que quisermos, todos nós somos livres, mais se alguém perguntar ou falar “que acha bem loco os mortais que dão no Parkour” corrija, e diga mortal não é Parkour.
Parkour consiste em passar obstáculos de uma maneira rápida e fluente, já o mortal te fará perder tempo, por isso não é Parkour.



.

9° Existe algum equipamento para se usar?

Não existem equipamentos para praticar o Le Parkour, basta uma roupa leve, e um calçado no qual seja confortado aos seus pés, mais é sempre recomendado um calçado que tenha um bom amortecimento de impacto e aderência.
.

10° Posso praticar em qualquer lugar?

Sim você pode com exceções, evitem treinar em órgãos públicos, prefeituras, bancos, Metros esses locais são proibidos a prática, pelo fato de pessoas que ainda não conhecem o Parkour o confundem com vandalismo. Mesmo em parques ou praças, caso algum guarda chame atenção respeite-o, e mude de local, não discutam com os guardas, eles sempre tem razão. Também pedimos sempre para preservar o local no qual você esta praticando, porque outros praticantes podem usar, mostrem essa arte que é o Parkour não a destruam, com atos errados.

11° Mulher Pode Praticar?

Sim, o Parkour não distingui cor, raça, idade ou sexo, Parkour é uma arte aberta para todos, apesar de o número de praticantes homens ser muito maior que o número de praticantes mulheres, tem mulheres que se destacam muito.
Hoje tem uma comunidade de Parkour no orkut só para mulheres.

Parkour, Alimentação e Saúde

Parkour, Alimentação e Saúde

Será que estamos nos alimentando corretamente?
É bom alerta a todos os praticantes.

O Parkour é uma arte que combina uma série de exercícios e muitos desses exercícios exigem muito de nossos ossos e músculos.
Ou seja, é necessário um corpo com um pouco mais de preparo além do que os treinos nos dá.
Não basta treinar para big jumps, escaladas e etc.
É preciso de uma alimentação correta; aquela alimentação que fortaleça ossos e músculos.
Calma! Não precisa fazer uma dieta rigorosa.

Porém, temos que tornar alguns alimentos mais freqüentes em nossas vidas e outros menos.

Um mineral essencial (Http://boasaude.uol.com.br)

"O cálcio é um mineral essencial na composição dos dentes e dos ossos. Estes são compostos de aproximadamente 70% deste mineral combinado quimicamente com outros como o fósforo, que proporcionam-lhes a solidez. O cálcio também é essencial para a contração muscular, a transmissão dos impulsos nervosos e para a coagulação do sangue.

Noventa e nove por cento do cálcio do organismo encontra-se na composição dos ossos, que constituem um depósito para preservar as funções vitais. O cálcio armazenado nos ossos pode ser mobilizado (reabsorção óssea) para manter os níveis no sangue e nos tecidos, dentro dos limites fisiológicos.

À princípio, o esqueleto que forma-se no embrião de uma criança é cartilaginoso; logo, o tecido ósseo vai, com o tempo, incrementando seu conteúdo de cálcio. O processo de endurecimento do osso, denominado ossificação, e completa-se em torno dos 25 anos de idade. O último a ossificar-se é o esterno. Por esta razão, é tão importante a ingestão de cálcio na infância e na adolescência.

Alimentos Ricos em Cálcio:

- queijos;
- leites;
- iogurtes;
- peixes;
- espinafre;
- amêndoa;
- gergelim;
- sardinha;
- flor crua de brócolis;
- aveia;
- couve-manteiga;
- avelã;
- castanha-do-pará;
- agrião."

Banana Por que tão Boa? (http://www.linhabioslim.com.br)

"A banana é uma fruta rica em potássio.
1. O potássio representa cerca de 5% do conteúdo em minerais de nosso corpo;
2. Parceiro do sódio na manutenção do equilíbrio de líquidos do corpo, assim como ajuda o cálcio no controle das atividades dos nervos e músculos;
3. Evita câimbras, principalmente durante a realização das atividades físicas.

Você se exercitou por um longo período, estava muito calor, você suou e perdeu bastante líquido, além de importantes minerais como o sódio, potássio e o cálcio. Por conta disso, o sangue não irrigou direitinho seus músculos e as câimbras apareceram. Esse movimento involuntário que se caracteriza pela contração intensa de um ou mais músculos é acompanhada de muita dor. Com certeza, isso irá prejudicar o seu treinamento, impedindo um bom desempenho.

A falta de potássio está diretamente ligada à ocorrência das câimbras, mas outros fatores também estão associados, e elas poderão ocorrer principalmente quando os exercícios forem feitos de forma exaustiva, ou por causa do cansaço muscular em pessoas mal preparadas fisicamente e que se submetem a esforço físico exagerado, o famoso treino de Parkour com a galera no final de semana.

As câimbras ocorrem geralmente durante a noite, e após intensa atividade física. Normalmente não há conseqüências mais graves, só mesmo a dor. Mas se ela aparecer, coloque uma bolsa de água quente para facilitar o fluxo sangüíneo nos músculos, tome água, mas prefira gelada que tem absorção mais rápida e vá massageando devagar a região afetada.

Alem de banana a muitos outros alimentos rico em potássio como (feijões, ervilha, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja)".

Conclusão

Os Nutricionistas recomendando comer uma banana 1 hora antes de qualquer pratica esportiva.Outra coisa importante: A cafeína absorve cálcio. Quando ingerimos algo com cafeína estamos diminuído o cálcio em nossos corpos, ou seja, é o caso da COCA COLA. Devemos começar a trocar a Coca por garrafa de água durante os treinos. Não precisamos mudar totalmente nossa alimentação, apenas devemos tornar alguns alimentos mais freqüentes em nossas vidas. O leite da manhã é essencial estar presente no dia a dia; uns pratinhos com feijão durante a semana também ajudarão muito.

Diminuir um pouco o consumo do Refrigerante e aumentar o de suco e água.
Ingerirmos BANANA 1 hora antes dos treinos ou até mesmo durante o treino.
Que tal trocar bala e chiclete por uma barrinha de cereal?

Cálcio e Potássio essenciais para nós praticantes de Parkour.

Um bom treino para todos e uma ótima Saúde.

Historia do le parkour

História

Existem divergências sobre a criação do parkour. Para muitos a liberdade dos movimentos sempre esteve dentro de nós. Esta redescoberta teria sido vivenciada e tomado as características atuais na década de 80, nas ruas de Lisse, subúrbio de Paris.
Apesar de algumas discussões, o parkour foi definitivamente criado por David Belle.
David Belle foi um jovem bastante influenciado pela história de sua família. Seu avô, pai e irmão mais velho eram bombeiros em Paris. Como bombeiros, foram sempre reconhecidos por sua coragem nos salvamentos e por suas capacidades atléticas. Inspirado por sua família e principalmente por seu pai, David foi uma criança criada nos ginásios de ginástica, treinou artes marciais e teve sempre como meta o desenvolvimento de seu corpo e a superação constante de seus medos e limites pessoais. Aos 15 anos, Belle resolve levar essa experiência para as ruas. Com seus amigos de infância, e também com Foucan, principal responsável pela criação de várias técnicas e sistematização do freerunning, Belle começa a desenvolver aquilo que anos depois seria conhecido como parkour. Eles viviam as influências do salvamento realizado pelos bombeiros, pelo método natural de treinar o corpo desenvolvido por George Herbert e pelas técnicas de fuga criadas na guerra do Vietnã. Fantasiavam situações de emergência onde precisariam realizar salvamentos em lugares de difícil acesso, treinavam suas mentes e corpos para superar qualquer obstáculo que encontrassem pelo caminho.
Por ser extremamente plástico e impressionante o grupo Yamakasi, formado nos primórdios por Belle e seus amigos, cativou novos praticantes em suas andanças pela Europa. A popularização mundial também aconteceu graças a alguns filmes com praticantes do parkour. Dirigido pelo francês Luc Besson, Yamakazi - Os Samurais dos Tempos Modernos (2001) levou o parkour para além das fronteiras européias. Em 2002, a BBC rodou um comercial para o programa Rush Hour onde Belle aparecia indo do trabalho para casa ultrapassando obstáculos incríveis, saltando de prédio para prédio para não perder o programa. Em 2003 Foucan, que já havia divergido ideologicamente de Belle, grava o documentário Jump London e em 2005 Jump Britain, ambos para o channel 4. Em 2004 David Belle estrela o filme 13º Distrito. Dessa forma o parkour alcançou os quatro cantos do planeta, incluindo Brasil, África do Sul, Rússia, Estados Unidos, China, entre tantos outros.